Delegado Nei Loureiro ressalta os avanços e os desafios na segurança pública no ‘Tribuna Cast’
Por Beatriz Dias
Publicado em 23/08/2025 16:47 • Atualizado 23/08/2025 16:48
Novidades
Foto: Beatriz Dias

O Tribuna Cast da última quarta-feira (20) recebeu o delegado da 105ª Delegacia de Polícia, Nei Loureiro. O programa foi comandado pelo locutor Claudio Florio.

 

Petrópolis tem se consolidado nos últimos anos como uma das cidades mais seguras do Estado do Rio de Janeiro. Para o delegado Nei Loureiro, com mais de 30 anos de carreira e passagens por diversas delegacias do estado, o reconhecimento reflete o trabalho integrado das forças de segurança e o envolvimento da comunidade.

 

“É com grata satisfação que recebemos este título, uma responsabilidade muito grande, considerando o que tem acontecido com o país nos últimos anos”, disse o delegado. “A Bauernfest é um claro exemplo, tivemos só uma ocorrência de repercussão em 18 dias de evento. Considerando o público flutuante que entrou e saiu na cidade, acho que isso é uma vitória muito grande.”

 

Segundo Nei, a integração entre as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e CPTrans é determinante para manter uma cidade segura.

 

Apesar do bom desempenho, o delegado aponta que a criminalidade e a legislação são os maiores desafios da segurança pública em Petrópolis.

 

“O desafio de Petrópolis é manter a cidade mais segura. Mas, de forma geral, a segurança consiste em controlar a criminalidade. Nesse caso, a legislação é um ponto que nos atrapalha. Atualmente, as pessoas estão sendo presas 30, 40, 50 vezes, o que acaba virando um entra e sai do sistema penitenciário.”

 

O agente também destacou a necessidade de penas mais rigorosas.

“Isso precisa ser corrigido. Apesar da condenação de 20 anos, muitas vezes a pessoa cumpre apenas 2 ou 3. Sai com tornozeleira, presta serviço comunitário, e a cada três dias trabalhados, abate da pena.”

 

Agosto Lilás reforça atenção a mulheres vítimas de violência doméstica 

 

Durante o mês de agosto, dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, Petrópolis tem reforçado políticas de proteção e atendimento especializado às vítimas.

 

Entre as iniciativas, está a presença de uma defensora pública para acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica em audiências e procedimentos legais. 

 

O delegado ressaltou a importância dessas ações. “Essas iniciativas são fundamentais para garantir que as mulheres tenham apoio adequado e possam exercer seus direitos com segurança.”

 

Nei também ressaltou a importância da criação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Petrópolis.

 

Enquanto a unidade não é implantada, o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) atua oferecendo suporte especializado a mulheres e grupos menos favorecidos.

 

“Todas as ocorrências envolvendo mulheres e minorias agora são encaminhadas ao NIAM, que garante atendimento especializado, acolhimento privativo e suporte necessário, assegurando dignidade e proteção a essas pessoas.”

 

 

Ouça a Rádio também em 88.5 ou pelo app Tribuna FM.

 

 

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!